Data-base Eletronorte 2024: ministro do Trabalho reúne com trabalhadores

Data-base Eletronorte 2024: ministro do Trabalho reúne com trabalhadores

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu na nesta segunda-feira (8/4) representantes da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU).
A pauta da reunião foram as dificuldades com o acordo coletivo nacional com a nova gestão do Sistema Eletrobras, que assumiu o controle da empresa em junho de 2022 com a privatização.
O presidente da CNU, Paulo de Tarso, explicou que a negociação é de baixar salários e precarização dos serviços técnicos, trazendo risco de apagão para o sistema. “Além disso, estão querendo retirar benefícios previdenciários e de plano de saúde. Sem contar que mais de 4 mil trabalhadores já foram demitidos”, argumentou, ressaltando que já aconteceram apagões elétricos em São Saulo, Maranhão, Rio de Janeiro Amapá e no Rio Grande do Sul.
Luiz Marinho propôs uma mesa de negociação com a empresa para tratar do acordo coletivo dos trabalhadores da Eletrobras. “Vamos convocar a empresa para uma mesa de conciliação”, afirmou o ministro. Esse é o primeiro acordo coletivo desde a privatização da Eletrobras. A primeira rodada de negociação aconteceu em 2 de abril. Entretanto, Paulo de Tarso Costa conta que a Eletrobras contratou um negociador externo para fechar um acordo com a categoria. “Mas na reunião a proposta é de redução da folha de pessoal, com o argumento de que são agora uma empresa privada”, justificou. (com informações da Agência Brasil e Brasil 247).