Retrospectiva 2024

Contra a privatização da Cosanpa

Iniciamos esse material repudiando o processo de privatização da Cosanpa, pois sabemos que é cruel e desumano e vai deixar famílias mais vulneráveis sem direto e acesso à água. Terá ainda como resultado a majoração da conta de água e a demissão de técnicos experientes e especializados no setor do saneamento, pais e mães de família que dedicaram décadas ao serviço na Companhia que agora passará à iniciativa privada sendo regida por práticas empresariais incabíveis ao serviço vital que é a água e saneamento.

O ano de 2024 é marcado pela ganância e dominação do governo Helder com seu projeto de dominação hegemônica na política do Pará, ferindo a democracia no Estado e pisando em direitos de trabalhadores e da população em geral. A exemplo da privatização da água em outros estados e cidades, o projeto de vender a nossa água não visa a universalização do serviço, mas o desmonte do Estado Nação, deixando o cidadão à mercê da oligarquia que suga o setor de água e saneamento no Brasil.

Lá fora, discurso de defensor da floresta, aqui dentro, leilão da água!

Vamos seguir na luta pelo acesso à água e saneamento, que significa saúde e vida do povo do Pará!

Defesa dos direitos dos trabalhadores da Cosanpa

Data-base Cosanpa: reajuste salarial do INPC (4%) e mais 5,9% no vale-alimentação

Ação na Justiça: Vitória no TRT e TST na ação de dissídio da data-base 2016, importando em reposição salarial de 9,84%.

Data-base Equatorial Celpa: plano de saúde foi mantido

Reajuste salarial e demais cláusulas econômicas conforme o INPC, 4,6%

Aumento real no vale-alimentação mensal de 6%

Manutenção do Unimed Nacional e da jornada de trabalho da área operacional

Greve marca a data-base na Eletronorte

Para enfrentar o forte ataque aos direitos dos trabalhadores da Eletronorte privatizada em 2022, realizamos uma greve que garantiu a não retirada de vários direitos conquistados. A luta e união dos trabalhadores organizados pelas entidades sindicais garantiu a assinatura do acordo coletivo 2024/26.

Nos engajamos na campanha nacional pelos PLs 1189/23 e 1791/19 para garantir o reaproveitamento na União de trabalhadores demitidos pela Eletronorte desde 2021.

Eleição no STIUPA

No dia 29 de novembro, a Comissão Eleitoral, que coordenou a eleição para a direção do Sindicato dos Urbanitários, deu posse à diretoria eleita para o mandato triênio 2024/2027.

Foram empossados os membros do Sistema Diretivo do Sindicato dos Urbanitários do Pará.

A Chapa 1 – A luta continua venceu a eleição ocorrida nos dias 09 e 10 de outubro abrangendo 1.073 (97,01%) votos válidos dos trabalhadores/as da Equatorial Celpa, Cosanpa, Eletronorte, Norte Energia, Energisa, Belo Monte Transmissora de Energia e State Gride Brazil, sócios ao Sindicato. No total, foram 1.106 votos.